Depois disso, o Sensei levou-me para a zona onde recebe os clientes, serviu-me chá verde e teve uma longa conversa comigo sobre o Bonsai e a filosofia associada. Disse-me, por exemplo, que uma árvore antes de uma demonstração na Europa vive com um estilo durante 30 ou 40 anos (30 ou 40 vezes 365 dias) e que num dia apenas tudo muda. É preciso ter mais respeito pela estética anterior e principalmente pela árvore, mudar tanta coisa num dia é muito drástico. Não se deve mudar o estilo só porque se pode fazê-lo ou porque se procura reconhecimento ou aplauso... e disse-me muitas mais coisas, a maioria muito profundas.
Durante o resto da manhã o Sensei disse-me para fazer um facelift a um grande junípero literati que estava com ar cansado. A folhagem estava muito densa e comprida. Quando o Sensei me deixou sozinho com aquela árvore e com liberdade para fazer o que eu quisesse... até me tremiam os joelhos. Depois de umas 3 horas consegui terminar. O Sensei veio verificar, soltou um "hoomm, good!". Fez uns ajustes milimétricos à posição da folhagem e disse-me para voltar a guardá-lo. Não há fotos do antes, mas no final o resultado foi este:

Depois Urushibata-Sensei disse-me que escolhesse um junípero por estilizar. Eu pensei que ia assistir a uma demonstração de técnica e criatividade do Sensei e tratei de escolher o que eu achava que era o melhor de todos os juníperos em bruto. Mostrei ao Sensei, ele disse "Good material. You are free to do what you want. Style it as you wish." Nova tremideira. Desta vez fiz fotos do antes:

Depois da selecção dos ramos e reposicionamento de alguns deles:

O resultado final em vídeo com o Sensei a passar atrás:
Mostrei ao Sensei e novo "hooomm, good". Desta vez nem ajustes milimétricos. Fico satisfeito por ver o meu progresso, há uma semana não seria capaz de fazer nada assim. É certo que sem ovos não há omoletes, o material é muito bom. Este junípero tem potencial para estar ao nível dos melhores de Taisho-en dentro de 5 ou 6 anos. O Sensei concordou. Não resisti perguntar se estava à venda... Urushibata-Sensei disse que sim e faz-me um preço super-especial se eu o quiser levar de volta. Acho que o vou fazer, é um bom junípero e a primeira árvore que trabalhei com total liberdade aqui.