2010-08-07

Dia 15

Hoje e amanhã Oyakata está ausente. Foi a um leilão de bonsai perto de Hiroshima (suponho que a cerca de 900km daqui), disse-me que ia levar a carrinha grande e regressaria com ela cheia de bonsai.

As minhas tarefas para estes dois dias são mais ou menos livres. Oyakata pediu-me que acabasse de estilizar o lote de juníperos Itoigawa e depois recomendou que eu estudasse as árvores de que gostava mais em Taisho-en, tomasse notas e fotografasse. Deu-me também liberdade para estilizar mais alguns akamatsu e goyomatsu.

Hoje tratei de mais 5 juníperos e um akamatsu. Passei muito tempo a falar com Asanuma-san sobre a sua colecção de bonsai e a discutir algumas árvores com ele. Passei também muito tempo a examinar os vasos, mesas e estantes que há aqui (são muitos!) e a estudar alguns livros da enorme biblioteca de Oyakata. Estudar como quem diz... está tudo em japonês, mas os processos estão resumidos em figuras muito claras (quase estilo manga). Já começo a sentir que em breve vou regressar a casa.